ARTIGO 2
Preparo do solo antes do plantio

Antes de se fazer a implantação de um pomar é preciso, estar atento a muitos detalhes, tais como:

1. Se a cultura anterior ,era citrus fazer rotação de porta enxerto, se por exemplo era Limão cravo, substituir por Swingle, desde que as condições edafoclimaticas permitem.Nesta situação o preparo deve ser muito bem feito, subsolagem, aração,gradeação e nivelamento do solo, deve se tirar o maximo possível de resto vegetais da cultura anterior no caso citrus. Resto de galhos e raízes, são fontes de inoculo para pragas e doenças. É muito comum, plantar mudas novas e em seguida adquirir cochonilha das raízes, só para citar como exemplo.2-fazer analise de solo para corrigir Ph,CTC, Fósforo, Alumínio tóxico, principalmente. O sistema radicular é tão importante como a parte aérea, o solo bem corrigido é que vai dar boas condições para que as raízes aprofundem, buscando mais umidade e aproveitando melhor os nutrientes fornecidos e o que estão no solo, é indispensável usar no momento do plantio um Fósforo de alta performance que além de fornecer o mesmo possa disponibilizar o Fósforo que está fixado no solo, aumentando ainda mais esse nutriente para as raízes. Esta nova geração de Fósforo , já esta disponível no mercado.



2. Quando a cultura anterior, foi uma plantação de grãos, recomendamos que reforme as curvas de nível, marque as ruas onde vão ser plantadas as mudas e faça o preparo mínimo do solo que será: marcar as ruas com uma grade leve e travada, passar o subsolador uma ou mais vez para romper a camada compactada e voltar novamente com a grade leve para quebrar os torrões e nivelar a faixa de plantio.

3. Áreas de pastagem deve ser o mesmo procedimento, áreas de grãos, consertar as curvas, tampar buracos para facilitar mecanização, caso o pasto estiver alto, passar uma roçadeira. Trabalhar somente na faixa de plantio, o calcário pode ser jogado em área total ou somente na faixa de plantio.
4. Áreas de cana anteriormente o mesmo procedimento.

Caro produtor estas são apenas algumas sugestões, para que se possa fazer um bom preparo de solo, economizando em varias operações, sem comprometer a qualidade do plantio.

Voltar para a página principal